domingo, 4 de outubro de 2009

::: Taxa de analfabetismo no Pará :::

>>> Taxa de analfabetismo no Pará está acima da média nacional

O Pará tem cerca de um milhão de analfabetos entre a população de 10 anos ou mais de idade. O número representa 10,09% população do Estado, percentual acima da média nacional, que é 9,2%. Os dados são da Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nas faixas etárias mais altas, os índices de analfabetismo assumem valores mais preocupantes, dado que revela a importância dos investimentos na educação de jovens e adultos. Entre os anos de 2007 e 2008 houve uma melhora do indicador para duas das faixas etárias consideradas, mas percebe-se um discreto aumento do indicador na faixa etária de 15 anos ou mais (passou de 11,7% para 11,9%) e de 40 a 59 anos (16,3% em 2007 para 16,8% em 2008).

O indicador de analfabetismo no estado se diferencia de acordo com o sexo, sendo maior entre os homens nas três faixas etárias consideradas. A diferença mais acentuada foi observada na faixa etária de 10 a 14 anos, pois o analfabetismo atinge 5,7% dos homens e 3,6% das mulheres. Já nas faixas de 10 anos ou mais e 15 anos ou mais, a diferença foi de apenas 1,7%.

Anos de estudo - O número de anos de estudo, que permite avaliar o nível de instrução de uma população, foi outra variável educacional mensurada pela Pnad 2008. No Pará, entre as pessoas de 10 anos ou mais de idade, 40,7% possuem 8 anos ou mais de estudo (número de anos de estudo exigido para a conclusão do ensino fundamental), 22,9% tem 11 anos ou mais de estudo (número de anos exigidos para a conclusão do ensino médio) e apenas 5,7% declararam ter 12 anos ou mais de estudo. A população feminina apresentou, novamente, melhor desempenho do que a masculina.

Frequência à escola - Segundo dados da pesquisa, no Pará, 96,2% da população entre 6 a 14 anos frequenta a escola. Essa faixa etária corresponde àquela que deveria estar cursando o nível fundamental, onde a lei determina a obrigatoriedade de oferta de ensino na rede pública, que abrange a maioria dos estudantes.

Para todas as classes de idade escolar, ocorreu um aumento do percentual de frequência, que é mais significativo nos grupo de 4 a 5 anos (aumento de 5,3%) e de 15 a 17 anos (aumento de 3,2%). Somente na faixa de 25 anos ou mais de idade ocorreu um ligeiro decréscimo na taxa de escolarização, de 0,2%. A evolução da taxa de escolarização entre esses dois anos confirma a tendência de melhora dos indicadores educacionais do estado, a exemplo do que vem sendo verificado no Brasil.
Rede de ensino - No Pará, a rede pública de ensino é a que concentra a maior proporção da população estudantil do estado (84,7%), sendo que a rede privada abrange os 15,3% restantes. A maior presença do ensino público está no nível fundamental, com 90,5% dos estudantes, mas tem presença marcante também na pré-escola (77,0%) e no nível médio (85,5%). O ensino privado se sobrepõe ao público apenas no nível superior, com uma proporção de estudantes de 63%.


Texto: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário