quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

[Física] Empuxo

Quando um corpo é submerso dentro de um recipiente com determinado líquido, ele desloca um volume do líquido. A força que o líquido exerce para voltar a ocupar a posição anterior é a força de empuxo, explica o professor de física Samuel Fumagalli, do Curso Poliedro, em São Paulo. "Esse é o teorema de Arquimedes", diz.
“Devemos lembrar da energia potencial gravitacional. Com esse deslocamento, estamos aumentando a energia desse líquido. No entanto, na natureza, tudo quer ficar na menor quantidade de energia possível. Então, esse líquido tenta voltar para a região ocupada por esse corpo. Portanto, a força exercida por ele é a força empuxo, que empurra esse corpo.”
Segundo o professor, o empuxo será a massa do líquido deslocado multiplicada pela gravidade. “A massa é o volume do líquido vezes a sua densidade”, diz.
A expressão do empuxo será igual ao volume do corpo submerso multiplicado pela densidade do líquido em que ele se encontra multiplicado pela gravidade. Ele ressalta que o empuxo não depende da profundidade (assista ao vídeo).


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário